Medicamentos para asma
Os medicamentos desempenham um papel fundamental no controle da asma. Alguns ajudam a evitar que os sintomas da asma piorem ou previnem crises. Outros tratam os sintomas conforme eles surgem. Sempre tome os seus medicamentos conforme receitados. E use o método correto. Saiba os nomes dos seus medicamentos. E saiba como e quando eles devem ser usados. Se tiver alguma dúvida sobre os seus medicamentos, converse com o seu médico ou farmacêutico. Certifique-se de comparecer a todas as suas consultas com o seu médico especialista em asma.

Medicamentos para alívio rápido
Os medicamentos para alívio rápido (também chamados de resgate) relaxam os músculos ao redor das vias respiratórias. Isso ajuda a aliviar sintomas como tosse, sibilância e falta de ar. Mantenha o seu inalador para alívio rápido por perto o tempo todo. Esses medicamentos:
-
São inalados quando necessário e somente quando necessário. Use esses medicamentos quando perceber que a sua asma está piorando.
-
Eles começam a abrir as vias respiratórias alguns minutos após o uso.
-
Podem ajudar a impedir uma crise depois de iniciada.
-
Podem ser usados antes da prática de exercícios, conforme instruído pelo seu médico.
Medicamentos de controle de longa duração
Os medicamentos de controle de longa duração (também chamados de manutenção ou controladores) ajudam a reduzir o inchaço e a inflamação nas vias respiratórias. Alguns mantêm os músculos ao redor das vias respiratórias relaxados. Isso torna as vias respiratórias menos sensíveis aos desencadeantes. Assim, a chance de ocorrer uma exacerbação diminui. Esses medicamentos:
-
São tomados conforme um cronograma. A maioria das pessoas precisa tomá-los todos os dias. Eles são tomados mesmo quando a pessoa se sente bem.
-
Ajudam a manter a asma sob controle. Assim, você tem uma chance menor de apresentar sintomas.
-
Não interrompem as exacerbações depois de iniciadas.
Terapias biológicas
As terapias biológicas são um tipo de tratamento mais novo. Elas servem para pessoas com asma moderada a grave que não pode ser controlada com outros medicamentos.
-
O tratamento foca-se em certas moléculas do corpo que causam inflamação e sintomas de asma.
-
Pessoas tratadas dessa forma podem ter menos ataques de asma, hospitalizações e visitas ao pronto-socorro. E podem ter uma qualidade de vida melhor.
-
Os medicamentos biológicos muitas vezes são administrados por meio de injeção ou infusão, com algumas semanas de intervalo. É provável que o seu médico receite esse tipo de medicamento por pelo menos alguns meses para ver como você reage.
-
Os efeitos colaterais podem incluir
-
Dor no local da injeção
-
Dor de cabeça
-
Dor de garganta
-
Cansaço
Alguns medicamentos biológicos foram aprovados para uso pediátrico. Outros só foram aprovados para adultos. O seu médico pode ajudar a descobrir se os medicamentos biológicos são ideais para você e o que esperar do seu medicamento específico.
Corticosteroides por via inalatória
Os corticosteroides por via inalatória geralmente são seguros para uso em longo prazo. Muitas vezes, eles não causam efeitos colaterais sérios. Isso ocorre porque eles são inalados diretamente para dentro dos brônquios nos seus pulmões para abrir as vias respiratórias. A chance de sentir efeitos colaterais leves pode ser reduzida ainda mais se você:
-
Usar um espaçador com o seu inalador. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico sobre o uso de espaçadores, caso ainda não o utilize.
-
Enxaguar a boca, gargarejar e cuspir a água depois de usar o seu medicamento corticosteroide inalado.
-
Seguir todas as instruções de limpeza dos inaladores e espaçadores.
-
Conversar com o seu médico para encontrar a dose mais baixa possível que seja capaz de controlar a sua asma.
Dicas de como tomar medicamentos
Lembrar-se de que tomar os medicamentos todos os dias pode ser difícil para qualquer pessoa. Pode ser ainda mais difícil se lembrar de tomá-los caso você não apresente nenhum sintoma. Experimente estas dicas:
-
Criar uma rotina. Por exemplo, tome controladores de longa duração como parte da sua preparação para dormir. Ou antes de escovar os dentes ao acordar de manhã. Ou tome-os em ambos esses momentos do dia.
-
Certificar-se de entender o que os controladores de longa duração fazem e o que não fazem.
-
Adquirir novos medicamentos assim que os atuais acabarem. Ou adquira-os com antecedência. Assim, você nunca ficará sem eles.
-
Sempre levar os seus medicamentos para alívio rápido consigo. Se possível, mantenha um inalador para alívio rápido sobressalente no trabalho, na escola ou na sua bolsa de academia.
-
Quando for viajar, lembrar-se de levar uma quantidade suficiente dos medicamentos para toda a viagem.
-
Se for viajar de avião, levar os medicamentos na bagagem de mão. Não os coloque na bagagem despachada.
-
Certificar-se de saber determinar se o seu inalador está vazio. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico. Ou confira as instruções que acompanham o seu inalador.
Colaborando com o seu médico
Se você colaborar com o seu médico, poderá aproveitar ao máximo os benefícios dos seus medicamentos. Converse com o seu médico sobre:
-
Tomar a dose certa. Com o passar do tempo, o seu médico pode aumentar ou diminuir a dose do seu medicamento controlador. A meta é encontrar a quantidade certa do medicamento para manter a asma sob controle, sem tomar mais que o necessário.
-
Encontrar os medicamentos ideais para você. Cada pessoa é de um jeito. Podem ser necessárias algumas tentativas até que você encontre o medicamento ou a combinação de medicamentos ideal para você. Se um medicamento não funcionar bem no seu caso, outro pode ser melhor.
-
Reduzir os efeitos colaterais. Caso você sinta algum efeito colateral, não pare de tomar o medicamento. Em vez disso, ligue para o seu médico. Um novo medicamento ou uma mudança de dose pode resolver o problema.
Online Medical Reviewer:
Chris Southard RN
Online Medical Reviewer:
Jessica Gotwals RN BSN MPH
Online Medical Reviewer:
Rajadurai Samnishanth Researcher
Date Last Reviewed:
4/1/2024
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. Todos os direitos reservados. Estas informações não pretendem substituir cuidados médicos profissionais. Siga sempre as instruções do seu profissional da área de saúde.