Tratando mulheres com incontinência: medicamentos

Incontinência urinária é o vazamento de urina da bexiga. Em alguns casos, medicamentos podem reduzir ou parar o vazamento. Em geral, são indicados para o tipo de incontinência no qual a necessidade súbita de urinar é difícil de segurar. O seu médico conversará com você sobre as opções. Lembre-se de perguntar sobre os efeitos colaterais esperados.

Una mujer habla con un farmacéutico.

Veja abaixo alguns tipos de medicamento que podem ajudar a tratar essa incontinência.

Tipos de medicamento

  • Anticolinérgicos ou adrenérgicos beta-3. Podem aumentar o quanto de urina que a bexiga consegue reter. Também podem ajudar a relaxar os músculos da bexiga. Os efeitos colaterais mais comuns dos medicamentos anticolinérgicos são boca seca e constipação. Chupar uma bala sem açúcar ou mascar chiclete e complementar a sua dieta com fibras pode prevenir esses efeitos colaterais.

  • Estrogênio. Pode ajudar a melhorar o tônus muscular na uretra e na bexiga.

  • Antibióticos. São usados para tratar infecções do trato urinário.

  • Toxina botulínica. Injetar toxina botulínica nos músculos da bexiga é uma opção, quando outros medicamentos não são eficazes. Uma injeção de toxina botulínica pode ser eficaz no tratamento de vazamento de urina por até 6 meses. Se bem-sucedido, esse tratamento pode ser repetido.

Dicas de como tomar medicamentos

  • Tome o seu medicamento no horário certo e conforme indicado pelo médico.

  • Se tiver algum efeito colateral, converse com o seu médico. A sua dose pode ser ajustada, se necessário.

  • Seja paciente. Pode demorar até encontrar a dose ideal para você.

  • Guarde consigo uma lista dos medicamentos que você toma. Mostre-a ao seu médico e farmacêutico antes de comprar medicamentos de venda livre.

Online Medical Reviewer: Lalitha Kadali
Online Medical Reviewer: Melinda Murray Ratini DO
Online Medical Reviewer: Rita Sather RN
Date Last Reviewed: 8/1/2024
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. Todos os direitos reservados. Estas informações não pretendem substituir cuidados médicos profissionais. Siga sempre as instruções do seu profissional da área de saúde.